quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Recife: a capital mundial da juventude

Há quatro dias do maior evento católico realizado desde a visita do Papa João Paulo II, a Arquidiocese de Olinda e Recife está pronta. Próxima segunda-feira, 16, milhares de jovens vão acolher a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que desde 1985 peregrinam pelo mundo. Aqui eles serão levados para igrejas, periferias, praças, unidades socioeducativas e presídios. O arcebispo, dom Fernando Saburido e o presidente da Comissão Arquidiocesana para a Juventude, padre Gimesson Silva, concederão nesta quinta-feira, às 14h, no antigo Colégio Nóbrega, uma entrevista coletiva onde será detalhado o evento e os preparativos para a JMJ 2013 que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Antes de chegar a Recife, a cruz de quase 4 metros de altura e o ícone estarão na cidade de Nazaré da Mata, a primeira do Estado a receber os objetos sagrados, no dia 15. Às 21h, os símbolos chegarão à arquidiocese. Eles serão recebidos pelos jovens da Paróquia de Santo Antônio, em Tiúma, São Lourenço da Mata. Até a 0h, estão previstas caminhadas pelas paróquias de São Lourenço e Camaragibe, e também shows.

No dia 16, a programação do “Bote Fé Recife” começará com uma missa, às 12h, presidida por dom Saburido, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima (no antigo Colégio Nóbrega), bairro da Boa Vista. Em seguida, haverá uma caminhada com a cruz e o ícone até a Igreja Madre Deus, bairro do Recife, onde padres estarão disponíveis para confissões e aconselhamentos. No percurso serão feitas paradas reflexivas, acerca de temas que envolvem a juventude, tais como educação e violência. Os shows no Marco Zero começarão a partir das 14h, e se estenderão até as 23h30, com vários cantores locais e nacionais, além de grupos de teatro e dança. A estrutura montada no local será semelhante à utilizada no carnaval. A expectativa é de que 100 mil pessoas participem do “Bote Fé Recife”.

Pernambuco - Os símbolos da Jornada da Mundial da Juventude permanecem no Estado até o dia 1º de fevereiro percorrendo o território de todas as dez dioceses (Palmares, Nazaré, Olinda e Recife, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Floresta, Petrolina, Salgueiro e Afogados da Ingazeira). De Pernambuco, a cruz e o ícone seguirão para a Diocese de Guarabira, na Paraíba.

Entrevista Coletiva sobre o Bote Fé Recife

Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (antigo Colégio Nóbrega)
Av. Oliveira Lima, 824 - Boa Vista - Recife / PE
Dia: 12 de janeiro 2012
Horário: 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário