sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vida Consagrada




Identidade da Vida Consagrada abre segundo dia de reflexões

Irmã Annette Havenne, que ressaltou a importância de se manifestar com convicção a paixão pela Vida Religiosa e Consagrada

Um questionamento abriu o segundo dia de atividades do Seminário Nacional sobre Vida Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) desde quinta-feira, 23. “Onde nos encontramos neste momento histórico? Qual é o futuro da Vida Religiosa?” foram as indagações que nortearam as discussões

O vice-presidente da CRB Nacional, padre Carlos Palácio, foi quem lançou as perguntas para incentivar à reflexão os cerca de 400 religiosos presentes no evento. De acordo com ele, muitos dos membros da Vida Consagrada sentem-se cansados ou buscam auto-realização. “Não faltam motivos para nos sentirmos cansados”, mas “a Vida Religiosa, se fundamenta no Evangelho e, enquanto houver gente apaixonada por Jesus Cristo, haverá Vida Religiosa”, afirmou.

Na sua exposição, o teólogo insistiu na necessidade de se resgatar o núcleo da identidade da Vida Religiosa e Apostólica. Para elucidar essa identidade, ele recorreu ao Evangelho segundo Marcos (3, 13-14). Para ele, nesse texto, o evangelista reúne três elementos que revelam o núcleo identitário da Vida Consagrada, que são: a experiência do chamamento gratuito, a descoberta de ser chamado para estar com Jesus e o ser enviado em missão.

Na segunda parte da manhã, irmã Annette Havenne, psicóloga e formadora, aprofundou o tema e destacou a importância de viver e transmitir a paixão pela Vida Religiosa e Consagrada com convicção.

“A Vida Religiosa e Consagrada é uma loucura e faz loucuras porque nasce de uma paixão, paixão por Jesus e pelos valores do reino. Esta paixão é resposta a outra paixão bem maior, à inexplicável paixão de Deus pela humanidade”, destacou a religiosa.

Primeiro dia

Na tarde de quinta-feira, 23, os participantes se reuniram no Centro de Espiritualidade Inaciana para discutir as alegrias e inquietações vividas pela Vida Religiosa Consagrada (VRC) a partir de pesquisa realizada com religiosos de todo o Brasil.

A pesquisa foi disponibilizada no site da CRB Nacional nos meses de agosto a novembro de 2011, com a pergunta: Quais são as alegrias e inquietações da VRC? Pessoas de 23 a 92 anos responderam às questões. As equipes de reflexão bíblica, teológica, psicológica e missionária, que assessoram a CRB Nacional, realizaram a leitura e uma análise das respostas.

O Seminário que acontece desde ontem, dia 23, em Itaici, Indaiatuba (SP) encerra suas atividades nesta segunda-feira, 27, com sugestões para a XXIII Assembleia Geral Eletiva da CRB marcada para julho de 2013 em Brasília (DF).

fonte: CRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário